Dia do Técnico em Radiologia

O CRTR – 8.ª Região parabeniza a todos os profissionais que com dignidade e ética representam tão bem essa profissão. 08/11/2014


Segue uma mensagem enviada pelo Diretor Secretário, TNR. Antônio Silvestre Figueiredo dos Santos, Especialista em Imagenologia Médica, Tecnólogo há 21 anos e Professor da Escola Bahiana de Medicina.

 

“A Bioimagem tem influenciado profundamente o mundo contemporâneo da medicina moderna. Essa contribuição para o progresso das ciências médicas só foi possível com a participação interdisciplinar de vários profissionais envolvidos, porém, não poderíamos deixar de dar um destaque aos profissionais das aplicações técnicas radiológicas pela sua relação direta e exposição às radiações ionizantes.

 

Em 08/11/2014 comemoramos 119 anos da descoberta dos Raios-X. Muita coisa mudou! Novas tecnologias a serviço de diagnostico por imagem, mas por trás de todo esse avanço cientifico e tecnológico existe um profissional competente que oferece a sociedade uma imagem traduzida, tratada, facilitando o diagnostico de doenças que antes passavam despercebidas.

 

A descoberta dos raios-X, no final do século XIX, e sua aplicação com fins diagnósticos e terapêuticos, a partir do início do século XX, constituíram um marco importante na história das Aplicações das Técnicas Radiológicas, sendo que nossa profissão só foi regulamentada em 29/10/1985, antes disso os profissionais tinham uma formação mais pratica do que cientifica devido à ausência de escolas de formação autorizadas pelo MEC, porém isso não os impediu de estudarem por conta própria e assim os fizeram. Esses profissionais foram chamados de práticos.

 

Devo aqui frisar que a sociedade deve muito a estes desbravadores da radiologia que de certa forma passaram seus ensinamentos para as gerações futuras.

 

Para se tornar um profissional de radiologia é necessária persistência, foco, afinidade com as disciplinas de saúde e paixão por tecnologia, pois nessa área é importante está sempre atualizado.

 

A TODOS que contribuem para uma sociedade com uma imagem melhor, meus parabéns!”

 

TNR. Antônio Silvestre