Encontro com coordenadores acadêmicos e dirigentes regionais consolida propostas para a formação de nível superior

0
30

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) apresentou à comunidade acadêmica brasileira, na última sexta-feira (6), uma proposta inovadora de “Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos Superiores de Tecnologia em Radiologia”, elaborada pela Coordenação Nacional de Educação (Conae) para melhorar a relação entre a educação profissional e o mercado de trabalho na área das técnicas radiológicas.

Durante um dia de seminário, coordenadores acadêmicos das instituições de ensino de todo o país e membros das Coordenações Regionais de Educação (Coreds) tiveram a oportunidade de apresentar críticas ao texto e dar contribuições para a proposta. O professor Paulo Márcio, de Minas Gerais, participou da discussão e acredita que as novas diretrizes vão ajudar a padronizar e qualificar a educação no país. “Tive a oportunidade de vivenciar grandes dificuldades nesta área, ao participar da comissão organizadora do Enad em minha cidade. A falta dessas diretrizes dificulta muito o nosso trabalho e deixa os alunos desorientados. Com certeza, vai melhorar a partir de agora”, acredita.

Presidente da Conae, a conselheira federal Silvia Karina disse durante o seminário que resolver a equação entre educação e trabalho é o caminho para solucionar os problemas que mais afetam a categoria. “Hoje em dia, muitos alunos saem dos cursos sem oportunidade de trabalho. Alguns, quando encontram um trabalho, percebem que não estão preparados para exercer a profissão. Precisamos educar para as oportunidades e, assim, diminuir o desemprego”, considera.

Presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos conta que as contribuições estão em fase final de avaliação e que a versão oficial do documento será encaminhada às autoridades competentes dentro dos próximos dias. “Recebemos centenas de opiniões e nossos especialistas estão computando cada uma delas. A proposta vai ser levada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) e ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para discussão e deliberação ainda no primeiro semestre”, afirma.

O coordenador-geral de Políticas da Educação Profissional e Tecnológica (CGPE), Renato Braz de Araújo, marcou presença no seminário como representante do Ministério da Educação e reiterou a importância desta iniciativa. “É a primeira vez que um conselho federal convoca a comunidade acadêmica e apresenta uma proposta com tanta representatividade ao governo. Estamos entusiasmados com a iniciativa. Sem dúvidas, seremos sensíveis a esse consenso, para dar andamento a este trabalho, que foi tão cuidadosamente elaborado”, disse.

Segundo o professor Paulo Wollinger, que é membro da Conae, as diretrizes curriculares nacionais não se estabelecem como um documento rígido, tampouco inflexível. “A comunidade acadêmica pode ficar tranquila, pois as novas diretrizes respeitam a autonomia universitária e estimulam o debate científico. Nossa intenção é apresentar os indicativos de uma educação de qualidade, para que as instituições construam uma formação emancipadora”, assegurou.

O professor Salomão de Souza Melo, do Ceará, atua na educação há mais de 25 anos e considera que a proposta do CONTER tem potencial para resolver o problema da formação, inclusive, fora do país. “Participo das discussões com os países do Mercosul e estamos buscando construir uma formação comum, para permitir o trânsito dos profissionais das técnicas radiológicas na região. Vamos dar um salto de qualidade com esta contribuição brasileira”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here