Outubro Rosa

Hoje começa o mês de concientização sobre o câncer de mama. 01/10/2014

 

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) faz parte do Outubro Rosa, iniciativa criada com o objetivo de sensibilizar as mulheres brasileiras sobre a importância de prevenir o Câncer de Mama. 

Nossos profissionais ajudam milhares de mulheres nessa batalha em todo o Brasil. Todos os dias, realizam mamografias e ajudam a diagnosticar essa doença que vitima milhares de mulheres todos os anos.

A mamografia é fundamental para o diagnóstico. A recomendação é que o exame comece a ser feito preferencialmente a partir dos 35 anos. Após os 40 anos, o exame deve ser feito a cada um ou dois anos, de acordo com a orientação do médico. A partir dos 50 anos, o ideal é que se faça uma mamografia a cada ano.

Além disso, é recomendado que as mulheres façam o autoexame com frequência. Pesquisas apontam que 90% das alterações na mama são as próprias mulheres que descobrem e então relatam ao médico. 

O Câncer de Mama é uma doença grave se não descoberta a tempo. Se descoberta no começo, a chance de controle da doença e cura é enorme. 

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
 
Segundo o INCA, em 2014, 57 mil novos casos devem ser registrados no Brasil. Dessas pessoas, mais de 13 mil vão morrer.

As taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
 
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

 

Fonte: http://www.conter.gov.br/?pagina=noticias&id=630