Ipen realiza evento sobre radiação ionizante em São Paulo

O I Simpósio sobre Exposição Ocupacional a Radiações Ionizantes no Brasil, evento que acontece nos dias 23 e 24 de abril de 2019, será realizado no auditório do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – Ipen/USP.

A mudança de local se deu em razão da grande procura dos participantes, sendo necessária a abertura de lista de espera. Até o momento, já foram inscritos mais de 300 profissionais de diferentes áreas de atuação.

De acordo com o coordenador do evento, físico nuclear e diretor técnico da Fundacentro, Robson Spinelli Gomes, a superação no número de vagas se atribui ao fato de que é a primeira vez que a instituição coordena e realiza um evento dessa natureza, reunindo especialistas de diversos segmentos relacionados ao uso de radiações ionizantes.

Encontradas nas indústrias bélica, médica, farmacêutica, odontológica, alimentícia, tecnológica, agricultura e ensino e pesquisa, e portanto, no ambiente de trabalho, as radiações ionizantes, ao passo que podem favorecer a saúde humana em vários tratamentos, porém, sem a devida proteção, podem apresentar riscos aos trabalhadores por elas expostos.

O tema proposto vai ao encontro às ações da Fundacentro que desde 2017 vem participando de ações junto ao Carex Brasil, que tem como objetivo realizar levantamento de trabalhadores ocupacionalmente expostos. O Carex, ou CARcinogen EXposure, é um sistema internacional de informação sobre exposições ocupacionais a agentes carcinogênicos. Se baseia em um conjunto de informações relevantes sobre prevalência de exposições cancerígenas nos ambientes de trabalho.

A última reunião do Grupo de Trabalho do Projeto Carex – Radiação Ionizante aconteceu no dia 31 de janeiro de 2019, momento em que foi proposta a realização do simpósio.

O evento contará com a participação de especialistas de órgãos reguladores, entidades de classe, hospitais, representantes de trabalhadores e do governo, magistratura, profissionais da área de radiação ionizante e demais participantes, onde poderão trocar informações técnicas e debater as principais ações institucionais direcionadas à exposição ocupacional da radiação ionizante.

O auditório do Ipen está situado à Avenida Lineu Prestes, 2242 – Cidade Universitária – São Paulo – SP.

Fonte: Fundacentro

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*