Nota de Repúdio

Em denúncia realizada por profissionais do Estado de Sergipe ao Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos da Bahia, Sergipe e Alagoas (CRTR08), nesta terça-feira (19), dia em que os três Estados que compõem este Regional iniciaram a vacinação contra a Covid-19, a diretoria-executiva do CRTR8 apresenta seu repúdio à gestão do Estado de Sergipe por não incluir os profissionais das técnicas radiológicas do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), o maior do Estado, como profissionais essenciais da saúde no grupo prioritário para a imunização.

É importante destacar que, os profissionais da Radiologia, estão sim na linha de frente, no combate diário ao coronavírus, como é estabelecido na Lei Federal nº 14.023, de 8 de julho de 2020, em seu art. 1º, § 1º, inciso XV. O HUSE com a atitude tomada desrespeita, inclusive, a Lei do próprio Estado de Sergipe, de nº 8.724 de 06 de agosto de 2020, a qual, alterando a Lei nº 8.709, de 09 de julho de 2020, acertadamente, previu um atendimento prioritário para os profissionais da saúde, incluindo os profissionais das técnicas radiologias em seu art. 2º. A conduta tomada pelo Hospital também desrespeita a Constituição Federal, ao promover a discriminação e quebra de isonomia e igualdade.

Destacamos que, são os técnicos e tecnólogos, homens e mulheres trabalhadores, que realizam diariamente, incansavelmente, exames de imagem que ajudam no diagnóstico da doença. Como providência imediata, o setor jurídico deste Conselho já encaminhou Ofícios ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), ao Ministério Público do Trabalho de Sergipe e ao Ministério Público Estadual de Sergipe, pela “ausência de inclusão dos profissionais das técnicas radiológicas na primeira etapa de vacinação da Covid-19”, a fim de que respostas imediatas sejam dadas, revertendo a situação.

Não admitiremos discriminação com os profissionais das técnicas radiológicas em nenhum dos três estados que compõem o CRTR da 8ª Região. Estamos vivendo dias de angústia, perdendo vidas, pessoas adoecendo, e não iremos permitir que profissionais sejam excluídos da linha de prioridade. Somos favoráveis à linha de proteção à saúde, respeitando a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e por este motivo exigimos o respeito aos profissionais da Radiologia.

Esperamos ser atendidos o mais breve possível e continuaremos em busca da reversão do quadro atual. Estamos atentos!

Fonte: Ascom CRTR8

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*