CONTER lança plataforma para monitorar Covid-19 entre os profissionais

Profissionais devem preencher formulário. Dados darão subsídio para ações do Conselho em regiões críticas.

Está confirmado. O Conselho Nacional de Técnicos, Tecnólogos e Auxiliares em Radiologia (CONTER) criou um observatório para receber informações de profissionais infectados pelo novo coronavírus. Preenchendo um formulário eletrônico, TR e TNR de todo o país poderão notificar a instituição sobre casos de contaminação entre profissionais das técnicas radiológicas. Os dados darão uma estimativa de casos e regiões críticas de contaminação. Isso facilitará a concentração de esforços para proteger a categoria.

O presidente do CONTER, Luciano Guedes, explica que a medida é uma ação complementar de segurança. “Na última semana, implementamos um canal para recebimento de denúncias sobre a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em unidades hospitalares que estão atendendo casos de Covid-19. São inúmeros os relatos de irregularidades no fornecimento desses insumos, o que fatalmente pode culminar na contaminação dos profissionais que atuam na linha de frente”, pondera.

O TR Jaguaraci dos Santos, presidente do Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia da 8ª Região (AL, BA e SE), parabeniza o CONTER pela iniciativa e solicita a categoria que comunique o Conselho Nacional em caso de infecção pela doença. “Estamos muito preocupados com a situação. Por isso, solicitamos aos secretarias estaduais de saúde e, também, às secretarias municipais, atenção aos ambientes de diagnóstico por imagem. Nós estamos na ponta da assistência e nosso trabalho torna-se fundamental para o tratamento da doença. Porém, precisamos de EPIs ambiente de trabalho para atuar com segurança”, declara.

Os casos de infecção entre profissionais da Radiologia podem ser comunicados por meio do formulário disponível no Portal CONTER e acessível neste link.

Imagem: ©Reuters©

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*