CRTR-8 abre canal de informação e denúncia sobre falta de EPIs nas unidades de saúde

O Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia da 8ª Região (AL/BA/SE) criou um importante canal de atenção aos profissionais que estão atuando no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, tanto na rede pública de saúde como na rede privada dos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe.

Assim, os TR e TNR podem enviar um e-mail para [email protected] e informar ausência de EPIs nas unidades de saúde. O Conselho, com essas informações, atuará junto às secretarias de saúde para comunicar os problemas de ausência de EPIs e cobrar providências das autoridades.

“Conselho está atento e continua na luta para que a nossa profissão seja exercida com segurança para os profissionais e para a sociedade. Por isso, a iniciativa de criar esse canal tem o objetivo de proteger a categoria e a sociedade. As denúncias terão garantia de anonimato para evitar eventuais perseguições. E vamos continuar atuantes para que possamos trabalhar e ajudar a salvar vidas com segurança no ambiente de trabalho”, disse o TR Jaguaraci dos Santos, presidente do CRTR-8.

Vale destacar que o anonimato do e-mail é garantido, mas o profissional deve informar o endereço do estabelecimento e relatar a quais os EPIs não foram fornecidos, ou se estavam de acordo com as regras de segurança do trabalho.

OFÍCIO

É importante informar que o Conselho já está encaminhando às secretarias de saúde ofícios apontando a importância dos profissionais das técnicas radiológicas e a necessidade de garantir segurança nesses ambientes de atendimento.

“A nossa ação visa atender os profissionais no sentido de que eles possam exercer a profissão com segurança; para eles e para a sociedade. Entendemos que há uma ausência de EPIs no mercado devido a grande procura, mas não podemos nos arriscar, arriscar os pacientes e, também, nossos familiares. É um momento muito difícil, mas a nossa categoria precisa ser respeitada e protegida, já que somos fundamentais no enfrentamento à pandemia”, disse a TNR Maria do Amparo, conselheira do CRTR-8.

Matéria atualizada às 15h30.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*