PL aprovado na Câmara garante EPIs aos profissionais da saúde

A Câmara dos Deputados aprovou a lei 1409/2020, que determina medidas imediatas que garantam a saúde e preservação da vida de todos profissionais considerados essenciais ao controle de doenças e manutenção da ordem pública. Os Técnicos e Tecnólogos em Radiologia estão contemplados. 

Por isso, torna-se ainda mais importante o canal de comunicação lançado pelo Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia da 8ª Região (AL, BA, SE), pelo qual os profissionais podem comunicar a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para que medidas sejam tomadas pelo órgão, no sentido de comunicar oficialmente as autoridades para que a lei seja cumprida.

DENÚNCIAS

Pelo e-mail [email protected] os profissionais devem informar a indisponibilidade ou não fornecimento de EPI pelas unidades de saúde (hospitais, postos de saúde ou clínicas). O CRTR-08 reitera que a identidade do profissional será preservada. 

Vale destacar que todas as denúncias recebidas pelo Conselho estão sendo encaminhadas para triagem, sendo respondidas aos profissionais e direcionadas para a tomada de providências pelo Conselho, principalmente com a comunicação extra-judicial (ofícios) aos estabelecimentos que descumprirem medidas de segurança sanitária ou deixarem de fornecer os EPIs aos profissionais da radiologia. 

O CRTR-8 está promovendo o envio de ofícios às prefeituras municipais, secretarias de saúde e às vigilâncias sanitárias (Visa) para que as medidas cabíveis ao fornecimento dos equipamentos sejam tomadas o mais breve possível, visando a preservação da saúde e segurança a sociedade e aos profissionais.

COMUNICAÇÃO

Devido a pandemia, o Conselho tem encontrado dificuldade para enviar ofícios pelos Correios. Por isso, solicitamos aos profissionais que, ao realizarem a denúncia pelo [email protected], informem também, no corpo do e-mail, os endereços eletrônicos (e-mails) da coordenação/diretoria das unidades de saúde ou da chefia do setor de radiologia para que possamos enviar os ofícios de maneira mais rápida, acelerando a tomada de providências pelos órgãos.

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília
Matéria atualizada às 18h30 de 13/05/2020

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*