CRTR-8 é contra uso indiscriminado da tomografia para diagnóstico da Covid-19

O Governo do Estado da Bahia, em parceria com uma empresa chinesa para o enfrentamento da pandemia, utilizará um software para auxiliar no diagnóstico mais preciso de coronavírus. De acordo com a matéria do Governo do Estado, a partir da realização de uma tomografia com esse software será possível identificar a contaminação por Covid-19.

O Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia da 8ª Região (CRTR – AL/BA/SE) entende que, apesar dos reconhecidos esforços para o enfrentamento desta crise sanitária, a medida tomada pelo Governo da Bahia é temerária.

Segundo o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico, os exames de tomografia devem ser reservados para pacientes hospitalizados, sintomáticos e em situações clínicas específicas. O que não se aplica à estratégia indicada pelo governo.

Além disso, após o uso por pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de infecção pelo COVID-19, a sala e o equipamento utilizado devem passar por um processo de desinfecção, já descrito em outro documento do CBR: https://cbr.org.br/recomendacoes-gerais-de-prevencao-de-infeccao-pelo-covid19-para-clinicas-e-servicos-hospitalares-de-diagnostico-por-imagem/.

SEGURANÇA

“Ao mesmo tempo em que parabenizamos o Governo do Estado da Bahia no enfrentamento à pandemia, vemos com grande preocupação essa estratégia. Precisamos garantir que os profissionais da técnicas radiológicas sejam, também, protegidos. Já temos mais de uma dezena de colegas que faleceram pela Covid-19 em todo o Brasil. Estamos na linha de frente dessa força-tarefa e temos recebido várias denúncias de falta de EPIs para os nossos profissionais. Por isso, primeiro temos que garantir a segurança da categoria e do nosso ambiente de trabalho para, depois, partirmos para essa estratégia”, disse o TR Jaguaraci dos Santos, presidente do CRTR-8.

O presidente do CRTR-8 ainda afirma que “submeter os profissionais da radiologia ou qualquer pessoa que efetivamente não demonstre sintomas ou possua prescrição médica a um exame de tomografia, fere o princípio basilar da proteção radiológica, o da justificação. Isso é um exagero e põe em risco a vida das pessoas. Essa estratégia precisa ser repensada para a segurança de todos”, declara. 

Caso não haja uma revisão dessa estratégia pelo Governo da Bahia, o CRTR-8 tomará as medidas cabíveis para garantir o cumprimento das normas de controle sanitário e preservação da saúde e segurança da sociedade e dos profissionais das técnicas radiológicas.

MEDIDAS

O Conselho tem buscado estar junto com os TRs e os TNRs durante a pandemia. Para isso, está com um canal de comunicação e denúncia sobre a falta de EPIs nas unidades de atendimento nos três estados. Vale lembrar que o sigilo da informação é garantido pelo setor de fiscalização.

Imagem da internet

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*