Diretoria do CRTR8 e representantes do SINTRAEAL debatem sobre Portaria que defende treinamento para categoria

A diretoria executiva do Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia de Alagoas, Bahia e Sergipe (CRTR8), esteve reunida com representantes do Sindicato dos Técnicos em Radiologia e Auxiliares do Estado de Alagoas (SINTRAEAL), e o delegado de Alagoas, no último dia 16. O objetivo do encontro, realizado via videoconferência, foi debater a Portaria nº 10/2018, que veda a participação de profissionais auxiliares, técnicos e tecnólogos, no treinamento de estagiários ou profissionais que não sejam egressos de cursos técnicos em Radiologia ou cursos superiores de Tecnologia em Radiologia. Além disso, outras demandas dos profissionais foram apresentadas, visando soluções para as situações apresentadas.

“O papel do Conselho é fiscalizar as atividades executadas pelos profissionais das técnicas radiológicas em instituições de saúde. Essa união entre o CRTR8 e o SINTRAEAL reforçará, junto às empresas contratantes, a responsabilidade em admitir estagiário, técnico, auxiliar ou tecnólogo, oriundos de escolas de ensino voltadas para a radiologia. Desta forma, estaremos garantindo o nosso espaço, evitando que profissionais de outras áreas sejam contratados para trabalhar nas técnicas radiológicas indevidamente”, declara Jaguaraci dos Santos, Técnico em Radiologia (TR) e presidente do CRTR8.

O presidente reforça ainda que, no documento publicado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 09 de novembro de 2018, o não cumprimento da determinação acarretará em sanções aos infratores. “Para que todas as instituições tomem conhecimento, encaminharemos inicialmente ofício para o Sindicato dos hospitais e clínicas privadas e particulares. Em seguida, comunicaremos aos profissionais, encaminhando a Portaria. O nosso objetivo é tornar público e dá ciência a toda categoria o que é correto e permitido em nossa área”, conclui.

Participaram da reunião a diretora-secretária, TR Ana Paula Barbosa, o diretor-tesoureiro, TR Manoel Ozório Sobrinho, ambos do CRTR8; Ana Shirley da Costa e Obadias da Silva, vice-presidente e presidente do SINTRAEAL, respectivamente; os assessores jurídicos do Regional, Dr. Wáblio Silva e Dr. Jacinto Souza; além do delegado de Alagoas, TR Weverton Oliveira.

Fonte: Ascom do CRTR8

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*