MANUAL: CONTER lança material sobre proteção radiológica

O Conselho Nacional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (CONTER) desenvolveu um manual ilustrado para difundir boas práticas e sedimentar a cultura da radioproteção entre profissionais e estudantes da área em todo o Brasil.

A obra tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a radiação ionizante e, ao mesmo tempo, mostrar a devida proteção em relação a exposição a agentes radioativos. O cuidado com pacientes também é parte fundamental do conteúdo.

De acordo com o presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, se aplicadas na prática, as dicas apresentadas no material podem melhorar as condições laborais da categoria no país. “A mudança de comportamento começa em cada um de nós. O manual tem o potencial de influenciar positivamente a rotina de trabalho e de promover a segurança e a qualidade de vida de profissionais e pacientes. Espero que as pessoas façam bom uso desse conjunto valioso de informações”, declara.

A TNR Maria do Amparo, presidente do CRTR-08, também aprova o material e a ressalta a necessidade dos profissionais se munirem de informação no ambiente de trabalho. “É sempre bom termos informações relevantes sobre nosso trabalho. E esse manual, como está descrito, gera mais segurança na hora de atuar, pois têm dicas importantes para um ambiente de trabalho salubre”, destaca. 

O manual foi desenvolvido pela Comissão Nacional de Radioproteção e Dosimetria (CNRD) e, ainda de acordo com o CONTER, vai ser um importante instrumento de orientações sistematizadas para técnicos e tecnólogos e servirá, também, para a disseminação de informações importantes para a população.

Considerando que a proteção radiológica funciona de acordo com 3 princípios fundamentais: Justificação, Otimização e Limitação, é essencial que as informações sejam difundidas de forma clara e objetiva, como também despertem interesse de forma lúdica e responsável.

Fazem parte da equipe Lucas Gomes Padilha Filho (presidente); Alexandro Alves dos Santos; Danyel Soboll; João Henrique Hamann; João Henrique Campos de Souza; Marilúcia Lopes e Phillip Patrik Dmitruk.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*