Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento que começou em 1990, em Nova York (EUA), quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, sendo instituídas por lei federal em 2018.

Segundo a Pfizer, empresa farmacêutica com sede em Nova York, “em 2018 foram estimados 2,1 milhões de novos diagnósticos e 627 mil mortes em decorrência do câncer de mama no mundo. No Brasil, foram previstos 59.700 novos casos da doença, que é a primeira causa de mortalidade por câncer em mulheres”.

Segundo o INCA(Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, em 2019 aconteceram 18.068 óbitos por conta do câncer de mama, e em 2020 foram diagnosticados 66.280 novos casos. No mundo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o câncer de mama se tornou a forma de tumor maligno mais diagnosticada no mundo, com 2,3 milhões de casos registrados em 2020.

Os números são alarmantes, mas o diagnóstico precoce é positivo. Segundo o Instituto Fernandes Figueira (IFF – Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente), quando descoberto no início, a doença tem 95% de chance de cura, tendo vários estudos confirmando a importância da mamografia na redução da mortalidade pelo câncer de mama.

A prevenção do câncer de mama começa com o autoexame, que a própria mulher deve fazer mensalmente a partir dos 20 anos de idade, apalpando as mamas. A partir dos 40 anos, tendo histórico na família, e dos 50 anos periodicamente, o exame de mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico.

Neste mês, a Diretoria Interventora do CRTR08 promete ações educacionais e técnicas através de LIVES no prefil do INSTAGRAM (@crtr08_oficial), tendo conceituados profissionais como convidados.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*