Setembro Amarelo é a campanha de prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo é o mês da Prevenção do Suicídio. Essa importante campanha teve início no Brasil em 2015 com o intuito de conscientizar as pessoas sobre o suicídio, e principalmente evitar o seu acontecimento.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), acontece um suicídio a cada 40 segundos no mundo, um a cada 46 minutos no Brasil. Segundo site da Secretaria de Saúde do governo do Estado da Bahia; “Na Bahia, entre 2010 e 2019, foram contabilizados 8.833 casos de lesões autoprovocadas e, destes, 5.160 foram casos de suicídio. No ano passado, foram registrados 634 óbitos por suicídio na Bahia e esse ano, até agora, 384 óbitos.”


Segundo o site da FIOCRUZ, entre um terço e metade da população exposta a uma epidemia poderá sofrer alguma manifestação psicopatológica. Ainda segundo a FIOCRUZ, Graves prejuízos à saúde mental dos profissionais da saúde, que atuam na linha de frente nas ações contra o COVID, foram também detectadas. Entre os problemas identificados, segundo essas pesquisas: “perturbação do sono (15,8%), irritabilidade/choro frequente/distúrbios em geral (13,6%), incapacidade de relaxar/estresse (11,7%), dificuldade de concentração ou pensamento lento (9,2%), perda de satisfação na carreira ou na vida/tristeza/apatia (9,1%), sensação negativa do futuro/pensamento negativo, suicida (8,3%) e alteração no apetite/alteração do peso (8,1%)”.


A Diretoria Interventora do CRTR08, composta por Matheus Ventura (Diretor-Secretário) e Marco Antonio (Diretor-Tesoureiro), atentos ao desgaste sofrido pela classe nesta pandemia, preparam algumas ações ainda este mês, referente ao tema “Saúde Mental”, com o intuito de informar tecnicamente como identificar e como lidar com a situação.


Ainda esta semana haverá a divulgação sobre o evento.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*